15 de Junho, 2024
Edit Content
Abdominoplastia: 5 dúvidas comuns sobre o procedimento
Artigos

A abdominoplastia tem sido bastante procurada, mas existem algumas dúvidas muito comuns sobre o procedimento, afirma o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic

A abdominoplastia é uma cirurgia estética que remove o excesso de pele e gordura do abdômen e repara músculos enfraquecidos com o objetivo de deixar o abdômen mais firme e tonificado.

Hoje em dia ainda existem dúvidas muito comuns sobre o procedimento, o que, de acordo com o cirurgião plástico, Dr. Bora Kostic, é natural, mas que essas questões devem ser esclarecidas nas consultas com o cirurgião.

É natural ter dúvidas sobre cirurgias plásticas, principalmente na primeira vez. Mas, é fundamental esclarecê-las nas consultas iniciais com o cirurgião responsável. Isso é importante para dar mais segurança e conforto à paciente“, explica.

5 dúvidas mais comuns sobre a abdominoplastia:

01 – Qual a diferença entre a lipoaspiração e a abdominoplastia?:

Essa dúvida surge porque são procedimentos realizados na região da barriga, mas eles têm objetivos diferentes, enquanto a lipoaspiração remove gordura localizada,  a abdominoplastia trata da remoção do excesso de pele e gordura do abdômen“, explica  Dr. Bora Kostic;

02 – Quais são os cuidados após o procedimento?:

Existem alguns cuidados que ajudam a tornar o pós-cirúrgico mais tranquilo e com melhores resultados que devem ser seguidos de acordo com a indicação do seu cirurgião, mas envolvem evitar esforço físico, dormir de barriga para cima, uso de malha compressora, evitar banhos por imersão, entre outros“;

03 – A cicatriz fica muito visível?:

A cicatriz da cirurgia fica abaixo da linha do biquíni, começando perto dos pelos pubianos e estendendo-se lateralmente. Com o tempo, a cicatriz fica menos visível, mas ela é planejada para ficar escondida sob roupas de banho ou íntimas durante esse tempo“;

04 – Em quanto tempo o paciente atinge o resultado definitivo da abdominoplastia?:

Após a cirurgia, a melhoria no abdômen é gradual. Nos primeiros meses, pode ocorrer diminuição da sensibilidade e inchaço, que diminuem com o tempo. Após 2 meses, a maior parte do inchaço diminui. Após 6 meses, o resultado se aproxima do final, mas a cicatriz continuará a melhorar ao longo do ano seguinte“.

05 – Qual o tipo de anestesia usada na cirurgia? Quanto tempo ela dura?:

A depender da avaliação feita pelo anestesiologista pode ser usada a anestesia geral ou peridural. A cirurgia dura, em média, 3 horas caso não seja associada a outros procedimentos“, afirma Dr. Bora Kostic.

Sobre Dr. Bora Kostic

Dr. Velibor Kostić, conhecido como Bora Kostić, se formou em Medicina na Universidade Federal de Belgrado, na Sérvia, chegando a servir na guerra de 1999. Especializou-se em Cirurgia Plástica no Hospital Geral de Bonsucesso. Fez estágio no Departamento de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, revalidou o diploma de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina. Bora é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro ativo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Estética.

Deixa o seu comentário