5 de Março, 2024
Edit Content
ANGOLA ACOLHE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DOS MINISTROS DA SAÚDE DA SADC SOBRE O SURTO DA CÓLERA
AngolaNotícia

A reunião iniciou  neste Sábado, 27 de Janeiro, em Luanda e será presidida por S. Exª Sílvia Paula Valentim Lutucuta, Ministra da Saúde de Angola e Presidente do Comité dos Ministros da Saúde da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral).

Na agenda está previsto: Analisar a situação da epidemiológica da Cólera na Região da SADC; discutir um Plano Estratégico de Preparação, Prevenção e Resposta a Cólera adequado as necessidades da região; Avaliar ações de recuperação pós-epidemia dos países assolados pela epidemia.

A anteceder o encontro, decorreu na manhã de Sábado, a Reunião Técnica Híbrida de Altos Funcionários da Saúde, sob a presidência de Angola.

De entre outros resultados, espera-se a aprovação do Plano Estratégico de Preparação, Prevenção e Resposta a Cólera adequado às necessidades de cada país da região da SADC.

A Organização Mundial da Saúde refere que as alterações climáticas estão a afectar gravemente o sector da saúde em África. Em 2023, um total de 14 países da África Austral notificaram uma série alargada de surtos de cólera com 222.258 casos e 3.590 óbitos, sendo o Malawi o epicentro devido ao ciclone que afectou o país.

Até 19 de Janeiro de 2024, já tinha sido notificado um total de 39.104 casos de cólera com 863 óbitos na região, em 5 países: Zâmbia (10.887 casos com 432 óbitos); Zimbabué (18.623 casos com 404 óbitos); Moçambique (9.569 casos com 25 óbitos); Malawi (49 casos com 2 óbitos); África do Sul (2 casos com 0 óbitos

Fonte: MINSA

Deixa o seu comentário