17 de Março, 2025
Biomédica Daniela Djaló torna-se a primeira certificada em consultoria de lactação em Angola
FormaçãoNotícia

A biomédica Daniela Djaló alcançou um feito inédito ao se tornar a primeira angolana e a primeira profissional de um país africano de língua oficial portuguesa a conquistar o título de Consultora Internacional Certificada em Lactação (IBCLC). Reconhecida como a mais alta graduação na área de lactação a nível mundial.

Jornada de Certificação

Para a certificação, Daniela Djaló conta que foi submetida a uma prova internacional de 4 horas que contou com 175 perguntas que abordaram temas como anatomia, fisiologia, bioquímica, nutrição, desenvolvimento infantil, sociologia, psicologia, farmacologia, patologias clínicas, endocrinologia, pesquisa e estatística, entre outros. Além disso, acrescentou que cumpriu mais de 1.000 horas de prática clínica, apoiando mães e bebês em suas jornadas de amamentação.

Para Daniela Djaló, esta certificação é também um compromisso em elevar os padrões de atendimento à saúde materno-infantil em Angola e representa uma nova era para a ciência da lactação no nosso país e no continente africano.

Desafios no Contexto Angolano

Segundo Daniela Djaló, o cenário actual em Angola é desafiador. O conhecimento sobre lactação por parte dos profissionais de saúde é ainda limitado, e muitas práticas clínicas estão desatualizadas. A assistência às mães, desde a gestação até o pós-parto imediato é por vezes inadequada, contribuindo para uma alta frequência de uso de leites adaptados em recém-nascidos.

Compromisso com a Formação e o Futuro

Desde 2021, Daniela trabalha exclusivamente com amamentação. A mesma tem conduzido palestras, workshops e participado de congressos e conferências de pediatria. Agora, como IBCLC, planeja ministrar formações para capacitar profissionais angolanos com o objectivo de criar uma rede de suporte qualificada para mães e bebês.

“O compromisso e responsabilidade com as famílias mantém-se, com mais conhecimento e competência, possibilitando que outros colegas, possam também conquistar a graduação, para que mais quadros estejam altamente qualificados e capacitados para dar resposta aos cuidados com bebés e mamãs”, afirmou Dra. Daniela.

Impacto Global e Local

A certificação IBCLC é concedida a apenas cerca de 37.000 profissionais em todo o mundo, tornando Daniela Djaló parte de um selecto grupo de especialistas. Este marco também posiciona Angola como um exemplo pioneiro na área de lactação em países africanos de língua portuguesa.

Por: Humberto Serviço

Deixa o seu comentário