4 de Março, 2024
Edit Content
Casos de tuberculose dominam ocorrências no Centro de Saúde do Sambizanga
AngolaNotícia


O número de pacientes com sintomas de tuberculose pulmonar, como tosse constante, dores nos pulmões, dificuldade respiratória, falta de apetite e perda de peso, tende a aumentar em unidades sanitárias de Luanda, como, por exemplo, no Centro de Saúde do Sambizanga, onde, diariamente, em regime ambulatório, são atendidos, em média, 245 casos.

A directora clínica da instituição, Augusta Chandicua, disse ao Jornal de Angola que, com base no lema da unidade sanitária “mais informação mais saúde”, têm sido promovidas palestras e campanhas de sensibilização visando o reforço das medidas de prevenção contra doenças oportunistas e contagiosas.

Os pacientes com tuberculose, disse, são assistidos em regime ambulatório e transferidos para outras unidades de especialidade, como o Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), onde são tratados, também, doentes com outras doenças contagiosas.

Na semana passada, reiterou, foram atendidos 245 pacientes com tuberculose, metade dos quais já tem tido acompanhamento ambulatório. Houve, ainda, o registo de 590 casos de malária, 70 de doenças respiratórias agudas e 34 de diarreia aguda.

Em relação a outros serviços, a médica deu a conhecer que 293 crianças foram assistidas em Pediatria, 175 adultos em Clínica Geral, 86 em Nutrição, 21 em Estomatologia e 12 em Psicologia.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário