16 de Outubro, 2024
Edit Content
Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-pulmonares realiza simpósio sobre avanços na fisioterapia
Angola

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento realizou, sexta-feira, em Luanda, o segundo simpósio sobre fisioterapia, com objectivo de debater sobre os avanços da fisioterapia hospitalar.

O encontro, que serviu para saudar o Dia do Fisioterapeuta, assinalado a 8 deste mês, contou com a participação de especialistas das diversas unidades hospitalares e estudantes de Fisioterapia.

A directora clínica do complexo hospitalar, Francisca Quifica, explicou que os fisioterapeutas actualmente são bastante qualificados. “Hoje os profissionais do sector têm tido uma abordagem multidisciplinar em vários níveis de actuação nos serviços hospitalares, assim como nas Unidades de Tratamento Intensivo”, disse.

A fisioterapia na unidade hospitalar, destacou, é um procedimento importante, porque pode actuar na área de prevenção, diagnóstico e terapia, promovendo a melhoria da reabilitação do paciente. “Com o trabalho feito pelo fisioterapeuta, o paciente submetido a cirurgia tem uma recuperação precoce e bastante satisfatória”.

A directora disse ainda que a unidade hospitalar dispõe, actualmente, de 31 fisioterapeutas. Em termos de estatística, referiu, o hospital atende, aproximadamente, 21 mil pacientes durante o ano e dois mil por mês.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário