O médico otorrinolaringologista Norivalter Santos afirmou, esta terça-feira, em Luanda, que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e do tabaco podem provocar patologias nas cordas vocais, sendo que algumas podem ser irreversíveis.
Em declarações à ANGOP, à margem de um workshop interdisciplinar promovido em alusão ao Dia Mundial da Voz, que assinalou-se ontem, o especialista explicou que o uso de álcool e de cigarro em grandes quantidades pode causar edemas nas pregas vocais, deixando a voz fragilizada.
Por esta razão, alertou os cidadãos, sobretudo os que usam a voz como instrumento de trabalho, a estarem atentos em caso de alteração da mesma.
“Toda a alteração da voz deve ser um sinal de alerta para a existência de alguma lesão fonotraumatica”, salientou.
Neste sentido, aconselhou os cidadãos a realizarem consultas regulares de otorrino, justificando que o diagnóstico precoce é fundamental para se combater qualquer patologia.
“Infelizmente, a maioria das pessoas com problemas ligados às cordas vocais só comparece às consultas no estado avançado da doença, dificultando o processo de cura. Por isso, a realização deste workshop visa instruir a população sobre os riscos e as consequências destas patologias”, acrescentou.
O Dia Mundial da Voz comemorou-se pela primeira vez em 2003 e pretende consciencializar-nos para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservarmos.
Fonte: Angop