4 de Março, 2024
Edit Content
Diabetes ‘vê-se’ no cabelo, muito cuidado com este sintoma angustiante
Curiosidade

Sede excessiva, boca seca, ter sempre fome, cansaço, urinar com frequência e visão turva são sintomas conhecidos de diabetes. Contudo, há sinais de alerta que podem passar despercebidos, segundo o médico Greg Vida, cirurgião na Harley Street Hair Clinic, no Reino Unido, citado pelo jornal Daily Express.

“Enquanto alguns sintomas e complicações da diabetes são amplamente conhecidos, como o aumento da urina e da sede, fadiga, perda de peso, perda de visão ou visão turva, um sintoma que não é tão conhecido é a queda de cabelo”, devido aos danos nos vasos sanguíneos provocados por níveis elevados e persistentes de açúcar no sangue. “Estes vasos sanguíneos danificados já não conseguem levar oxigénio suficiente aos folículos capilares, o que pode interromper e parar o ciclo de crescimento do cabelo”, explica.

De acordo com o médico, “os folículos capilares entram numa fase de repouso e queda, em vez de uma de crescimento”. Isto significa que os fios “param de crescer, antes de cair, causando o enfraquecimento e a perda de cabelo no couro cabeludo”.

Outra forma de a diabetes poder levar à queda de cabelo é através da falta de produção de insulina, a hormona que transporta o açúcar para fora dos vasos sanguíneos e para as células que dele necessitam. Estas células transformam o açúcar em energia, o que lhes permite desempenhar as suas funções. Como tal, “se não estivermos a produzir insulina suficiente, o açúcar não será transportado para os folículos pilosos, pelo que o cabelo não pode crescer”, diz. A boa notícia é que o cabelo pode voltar a crescer quando os níveis de açúcar no sangue estiverem sob controlo.

Fonte: notícia ao minuto

Deixa o seu comentário