12 de Dezembro, 2024
Gavi lança fundo de 1.2 mil milhões de dólares para impulsionar produção de vacinas em África
ÁfricaInternacionalNotícia

Um marco importante foi alcançado hoje na jornada da África para se tornar autossuficiente em vacinas por intermédio da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi), com o lançamento de um novo fundo de 1,2 mil milhões de dólares chamado “Acelerador Africano de Fabricação de Vacinas” (AVMA). A iniciativa, anunciada no Fórum Mundial sobre Inovação e Soberania das Vacinas, em Paris, visa impulsionar a produção local de vacinas e reduzir a dependência do continente de importações onerosas.

O AVMA recebeu um forte apoio da comunidade internacional, com a Comissão Europeia contribuindo com a maior parte do financiamento, equivalente a três quartos do total. Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Japão e Fundação Bill Gates também se comprometeram com doações significativas.

Na cimeira estiveram presentes quatro líderes africanos (Botswana, Ruanda, Senegal e Gana), ministros e representantes de organizações internacionais, empresas farmacêuticas, institutos de investigação

Combate à Desigualdade no Acesso às Vacinas

O novo fundo surge após as gritantes desigualdades no acesso às vacinas durante a pandemia de COVID-19, que evidenciaram a necessidade urgente de África aumentar sua capacidade de produção de vacinas. Atualmente, o continente importa 99% de suas vacinas, a preços muitas vezes inacessíveis para os países mais pobres.

O AVMA tem como objetivo abordar essa disparidade e colocar África no caminho para produzir 60% das vacinas de que necessita até 2040.

O AVMA vai além da COVID-19, com o objetivo de fortalecer a capacidade de África de produzir vacinas contra uma variedade de 20 doenças. A Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi) estima que a iniciativa permitirá que mais de mil milhões de crianças sejam vacinadas entre 2026 e 2030.

Embora o AVMA represente um passo significativo, a Gavi ainda precisa de 6 mil milhões de euros adicionais para financiar seus programas de vacinação entre 2026 e 2030. Até o momento, apenas 2,4 mil mihloes de euros foram angariados.

Foco Saúde//

Deixa o seu comentário