Em alusão à Semana Internacional da Segurança do Paciente a GES-SAÚDE, realizou no 20 de Setembro, no Arquivo Nacional de Angola, a 2ª Edição do Workshop Qualidade em Saúde e Segurança no Atendimento ao Doente, sob o lema Segurança do Paciente: Uma Prioridade Global de Saúde , cujo objectivo foi sensibilizar as instituições e profissionais de saúde, gestores, pacientes, educadores e a sociedade civil, sobre a necessidade e a importância da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e a adoção de práticas de segurança nos serviços de saúde instituídas internacionalmente.
A efeméride foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na 72ª Assembleia Mundial da Saúde realizada em Maio de 2019, sendo celebrada anualmente no dia 17 de Setembro.
Estiveram presentes no evento, mais de 150 pessoas, dentre eles profissionais de saúde, estudantes, gestores hospitalares e entidades representantes do Ministério da Saúde.
Doutor Eusébio Manuel, Chefe do Departamento de Higienização e Vigilância de Epidemiológica proferiu o discurso de abertura, em representação ao Secretário de Estado para a Saúde Pública Doutor Carlos Alberto Pinto de Sousa, seguindo o discurso e considerações do projecto pelo Director da Ges-Saúde Dr. Nelson Cassende.
Os prelectores abordaram temas relacionados à segurança na assistência, distribuídos nos três painéis principais.
O primeiro painel ( Metodologia de Segurança na Assistência ao Doente ), moderado pela Enfermeira e Radialista Sara Henriques, onde a Dra Kátia Assuilo, Fosioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Dom Cardeal Alexandre do Nascimento abordou o tema Segurança do Paciente Numa Visão em 4 D , seguindo a Dra Suzete Kaliqui, Enfermeira Coordenadora na Clínica Sagrada Esperança do Belas, que falou sobre a Segurança na Preparação e Administração da Medicação: Intervenção do Enfermeiro (Experiência de Angola – Clínica Sagrada Esperança) . Dra Helena José, Presidente da Escola Superior de Saúde Atlântica, Oeiras, Portugal e a Enfermeira Helga Oliveira, Professora na Escola Superior de Saúde Atlântica, Oeiras, Portugal, partilharam o tema Segurança na Preparação e Administração da Medicação: Intervenção do Enfermeiro (Experiência de Portugal) .
O Segundo Painel ( Prevenção de Riscos Assistenciais ), contou com a moderação da Enfermeira Ana Avelino da Clínica Luanda Medical Center, onde o Dr. Luciano Cícero, Gestor Corporativo da Qualidade e Segurança do Paciente na Unimed Franca e Auditor Internacional Qmentum, abordou sobre Estratégias de Segurança do Doente no Internamento: Protocolos de Prevenção de Riscos Assistenciais . Dr. Fernando Castelo B. Júnior, Consultor em Controlo de Infecção Hospitalar debruçou-se sobre as Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde: Evento Adverso de Prioridade Global .
Finalmente no terceiro quadro ( Painel de Conversa – O Envolvimento do Doente e Familiares, na Segurança do Cuidado ) teve como moderador o Dr. Adão Chimuanji, Especialista em Inteligência Emocional e Gestão de Relacionamento. Participaram da conversa a Dra Massoxi Vigário, Psicóloga e Coordenadora Nacional do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, a Dra Carmen Mande, Cardiologista Coordenadora da Comissão de Ética e Deontologia Médica na Clínica Multiperfil e a Dra Ema de Almeida, Chefe do Serviço de Ortopedia Pediátrica no Hospital Josina Machel. Na conversa foram levadas a reflexão, os aspectos relacionados a abordagem centrada no doente, a necessidade de informar à família sobre o diagnóstico e o prognóstico, a necessidade da capacitação aos profissionais e pacientes sobre a saúde mental, a importância de se olhar para o clima organizacional, a existência excessiva de punição nas instituições, em detrimento da formação, aprimoramento das técninas de comunicação das más notícias, a falta de atenção e atendimento olístico, a preocupação com literacia em saúde e a inserção dos familiares dos pacientes como parceiros críticos e activos.