23 de Julho, 2024
Edit Content
Hospital do Soyo ganha novos equipamentos laboratoriais
AngolaNotícia

Novos equipamentos para as análises clínicas foram, este sábado, entregues ao Hospital Municipal do Soyo, província do Zaire, pela administração local.

Trata-se de meios laboratoriais automatizados, designadamente um aparelho biossistem-A 15 com a capacidade de processar 150 testes de bioquímica/hora, um aparelho para exames de hematologia, dimensionado para oito testes por hora.

O kit é composto ainda por um aparelho “banho-maria”, destinado para a esterilização de materiais utilizados nos laboratórios clínicos, um agitador e um contador elétrico.

Os novos equipamentos laboratoriais foram entregues pelo administrador municipal do Soyo, José Mendes Belo, que, na ocasião, sublinhou a importância dos meios na melhoria dos serviços de saúde prestados naquela unidade sanitária com a capacidade para 160 camas.

Em declarações à ANGOP, o administrador do Hospital Municipal do Soyo, Cavungo Júnior, disse ser uma mais-valia, a entrega desses equipamentos de que a sua unidade sanitária carecia há décadas.

Explicou que os pacientes que precisavam de exames bioquímicos eram encaminhados para as unidades sanitárias privadas locais que possuem aparelhos idênticos.

O Hospital Municipal do Soyo, a maior unidade sanitária pública na circunscrição, é servido por mais de 100 enfermeiros e 27 médicos.

Presta serviços nas áreas de medicina geral, urgências, ginecologia, estomatologia, laboratório clínico, pediatria, traumatologia, ortopedia, entre outras.

Reinaugurado posto de saúde em Kifuma

Um posto de saúde foi reinaugurado este sábado na aldeia de Kifuma, que dista a 30 quilómetros da sede municipal do Soyo.

Na ocasião foi também reinaugurada uma residência geminada para enfermeiros, obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e orçaram em 80 milhões e 299 mil kwanzas.

A aldeia de Kifuma, adstrita à sede comunal do Soyo, tem uma população estimada em mais de mil habitantes.

Ainda no leque das inaugurações, enquadradas nas comemorações do 63º aniversário do início de luta armada de libertação nacional, foi entregue à população da aldeia de Mpozo, uma escola primária de sete salas de aula.

Orçada em 86 milhões, 896 mil e 192 kwanzas, a infraestrutura escolar tem a capacidade de absorver mais de 700 alunos em dois períodos.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário