19 de Abril, 2024
Edit Content
Investigadores do Reino Unido estão a desenvolver uma vacina contra o cancro do pulmão
CiênciaInternacional

Cientistas no Reino Unido estão a desenvolver uma vacina inovadora – chamada ‘LungVax’ – contra o cancro do pulmão capaz de ajudar a prevenir 90% dos casos. Como funciona? Pode conseguir treinar o sistema imunitário para detetar e atacar os primeiros sinais da doença, explicam os investigadores, citados no DailyMail.

Mais especificamente, a investigação está a acontecer na Universidade de Oxford, no Instituto Francis Crick e na University College London, com um financiamento que cobre os próximos dois anos e apoia a investigação laboratorial, assim como a produção inicial de três mil doses da vacina.

É possível que em breve a vacina seja testada em ensaios clínicos, envolvendo as pessoas com maior risco da doença, nomeadamente “atuais e antigos fumadores que atualmente têm direito a exames de saúde pulmonar específicos em algumas partes do Reino Unido”.

Mariam Jamal-Hanjani, uma das investigadoras envolvida no projeto, explica que a vacina pode ajudar a prevenir “cerca de 90% de todos os cancros do pulmão”. Dados que têm como base modelos informáticos e investigações feitas anteriormente. 

Mesmo assim, a investigadora explica que a vacina “não substitui deixar de fumar como a melhor forma de reduzir o risco de cancro do pulmão”, mas pode “oferecer uma via viável para evitar o aparecimento de alguns dos cancros em fase inicial”, acrescenta. 

Fonte: notícias ao minuto

Deixa o seu comentário