23 de Julho, 2024
Edit Content
Japão alerta para aumento de casos potencialmente mortais de estreptococos
InternacionalNotícia

 As autoridades de saúde japonesas alertaram para um salto nas infecções potencialmente mortais por estreptococos, com os casos a aumentarem cerca de três vezes mais do que no ano passado em Tóquio.

Em todo o país, as infecções da bactéria estreptococo da garganta estão sendo diagnosticadas no quádruplo ritmo dos últimos cinco anos, de acordo com um relatório do Ministério da Saúde no início deste mês.

Até 10 de março, o Japão registou 474 casos da síndrome do choque tóxico estreptocócico (SSTS) mais grave, que tem uma taxa de letalidade de até 30%. Essa síndrome acontece quando a infecção se espalha por todo o corpo, podendo causar falência de órgãos.

A doença não é uma doença respiratória como pneumonia ou COVID-19, então é improvável que leve a uma situação de pandemia, disse Hitoshi Honda, professor de doenças infecciosas da Fujita Health University.

“Esta é uma infecção por gotículas”, disse Honda. “A higienização das mãos é extremamente importante para prevenir infecções estreptocócicas invasivas.”

O aumento de casos teria levado a seleção de futebol norte-coreana a cancelar abruptamente uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo no Japão na semana passada.

Fonte: Reuters

Deixa o seu comentário