19 de Abril, 2024
Edit Content
Lente intraocular melhora visão após cirurgia às cataratas
Ciência

Um professor da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) desenhou uma lente intraocular que melhora a visão após uma operação às cataratas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UMinho refere que a lente permite uma clareza de visão a partir dos 50 centímetros de distância. “A lente está a ter muito bons resultados. Os pacientes conseguem atingir uma boa acuidade visual ao longe e intermédia, sendo que grande parte deles não necessita de usar óculos até para algumas tarefas de visão ao perto, como ler o jornal”, diz o investigador do Centro de Física da UMinho Miguel Faria Ribeiro.

Acrescenta que a lente foi implantada com sucesso em várias dezenas de pacientes, durante a fase de regulamentação, e os primeiros resultados clínicos foram apresentados nas últimas conferências da Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa, em Viena (Áustria) e Frankfurt (Alemanha).

Segundo o comunicado, esta nova lente intraocular promete uma melhoria face às existentes no que diz respeito à qualidade visual final percebida pelos pacientes. “Isso deve-se ao baixo nível de fenómenos visuais noturnos reportados, como halos à volta de áreas luminosas ou a ofuscação momentânea por excesso de luz, típicos das lentes intraoculares bifocais e trifocais”, explica Miguel Faria Ribeiro. Diz ainda que a lente tem “boa tolerância a pequenos erros refrativos residuais”, comuns após a cirurgia do cristalino.

O produto esteve a ser estudado durante mais de um ano, num projeto de investigação em que se desenharam e testaram mais de uma centena de protótipos antes da seleção do desenho final, que culminou com um ensaio clínico realizado na Austrália e Nova Zelândia. Começou a ser comercializado em fevereiro, para já na Europa, África e Ásia.

Fonte: notícias ao minuto

Deixa o seu comentário