14 de Abril, 2024
Edit Content
Lentes oftálmicas: especialista explica quais são as mais adequadas
Artigos

Miopia, hipermetropia, presbiopia. São vários os problemas de visão que podem limitar a nossa percepção visual. Assim, para assegurar que corrigimos eficazmente cada deficiência e problema visual, devemos utilizar a lente mais correcta. No que toca às lentes monofocais, são especialmente eficazes para miopia e hipermetropia. As lentes monofocais têm a mesma potência sobre toda a superfície da lente, sendo utilizadas tanto em óculos de leitura como para ver ao longe. O próprio astigmatismo pode ser corrigido com lentes monofocais, sendo para tal incorporada na lente uma potência prescrita adicional que compensa o astigmatismo: a chamada correcção cilíndrica.

Por sua vez, as lentes prismáticas são as mais apropriadas para heteroforia, já que optimizam a interacção entre ambos os olhos. No caso de heteroforia, também conhecida como estrabismo oculto ou latente, os olhos da pessoa afectada não estão exactamente paralelos, o que afecta a visão espacial. Os óculos com prismas compensam a visão dupla graças a uma inclinação especial utilizado em, pelo menos, uma das lentes, melhorando a mobilidade e a interacção entre os olhos.

Já as lentes bifocais, que consistem em duas lentes que permitem ao utilizador ver nitidamente tanto os objectos próximos como os distantes, adequam-se a problemas de visão ao perto e ao longe. Nestas lentes, existe uma linha que divide as duas lentes: a lente inferior é significativamente menor e assemelha-se a uma pequena janela, sendo a “zona de leitura” para a visão ao perto; o resto da lente assegura uma boa visão à distância.

Por fim, as lentes progressivas apresentam claras vantagens em comparação com as lentes bifocais, já que, numa só lente, estão incluídas potências dióptricas para zonas de visão próxima, intermédia e para longe. As lentes progressivas permitem uma visão nítida e confortável a qualquer distância e são a escolha perfeita para corrigir a miopia, a hipermetropia e a presbiopia. São igualmente as ideais para ler, para trabalhar ao computador ou para fazer trabalhos manuais, ou simplesmente para olhar para um ponto mais distante.

José Geraldes, Director Técnico da Oftalmed

Fontes: https://www.zeiss.pt/vision-care/melhor-visao/compreender-a-visao/como-sao-fabricadas-as-lentes-oftalmicas.html
https://www.zeiss.pt/vision-care/melhor-visao/compreender-a-visao/as-lentes-certas-para-uma-visao-perfeita.html

Deixa o seu comentário