15 de Junho, 2024
Edit Content
Mais de 200 pessoas internadas com suspeita de intoxicação na Chibia
AngolaNotícia

Duzentas e duas pessoas foram atendidas de emergência no Hospital Municipal da Chibia, nas últimas 24 horas, vítimas de uma alegada intoxicação alimentar, que teria sido provocada por consumo de farinha de milho ofertada por um empresário.

Trata-se de 94 homens e 108 mulheres. Do global,  66 destes são crianças menores de 15 anos de idade, residentes nas localidades de Chaungo e  Maheque, a 33 quilómetros da sede municipal da Chibia.

Ao falar em conferência de imprensa, o director do Gabinete provincial da Saúde, Paulo Luvangamo, referiu que, a maioria apresenta uma agitação psicomotora, alguns com alguma agressividade e outros febre, sem casos de vómitos.

Declarou terem até o momento o registo de três altas e as equipas continuam a trabalhar, pois a maior parte dos pacientes apresenta um quadro de alteração psicomotora, pelo que estão todos sob hidratação.

“Temos neste momento, no local, uma equipa multidisciplinar com técnicos da saúde epidemiológica e da agricultura para fazer um estudo detalhado sobre a fuba e todos outros elementos que podem estar ligado ao problema e esclarecer melhor a comunidade”, disse.

Os agregados são funcionários de uma fazenda, que deu, pelo menos duas toneladas de farinha de milho aos mesmos, no intuito de ajudar a suprir a carência alimentar das referidas famílias, material que foi apreendido.

“Possivelmente tenha sido um desejo da empresa oferecer algum suporte alimentar aos trabalhadores que trabalham naquela zona que não teve os melhores resultados, mas todavia estamos a falar de hipóteses, pelo que há a necessidade de fazer estudos para provar os dados”, aferiu.

Fez saber que têm no local 95 técnicos mobilizados para apoiar o evento, dos quais 19 médicos em assistência, bem como duas ambulâncias no posto que atende as duas localidades, na eventualidade de surgir mais algum caso para poderem fazer a transferência no hospital municipal local.

Paulo Luvangamo ressaltou que a empresa em causa deu todo o apoio possível para transporte dos doentes para o hospital municipal.

O município da Chibia dista a 42 quilómetros  a Sul da   capital huilana, tem uma população estimada em  258 mil 246 habitantes distribuídos pelas quatro comunas e em 28 povoações, 447 bairros, cujo grupo etnolinguístico  é constituído maioritariamente por Nyaneka nas variantes Mumuila, Handa e Humbi.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário