9 de Outubro, 2024
Edit Content
Minsa promove debate e anuncia oficialmente concurso de artes sobre saúde mental com apoio da oms
AngolaNotíciaSaúde Mental

Na última quinta-feira, 22 de agosto, o Camões – Centro Português de Cooperação, em Luanda, foi o local de um evento sobre saúde mental em Angola, promovido pelo Minsa. Reunindo jornalistas, influenciadores, sociólogos e profissionais de saúde de várias áreas, o encontro proporcionou trocas de experiências e debate sobre os principais desafios enfrentados no país em relação ao bem-estar mental.

Sob o tema “Saúde Mental: Um Direito de Todos”, o encontro abordou questões críticas relacionadas ao bem-estar mental no país, com destaque para o impacto do abuso de substâncias, como álcool e outras drogas, que foi identificado como uma grande preocupação. A coordenadora nacional do Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Massoxi Vigário, destacou que o evento serviu também como uma plataforma para a apresentação oficial do Concurso de Artes sobre Saúde Mental.

O Ministério da Saúde (MINSA), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Camões – Centro Português de Cooperação e a Universidade Privada de Angola, lançou oficialmente o Concurso de Artes sobre Saúde Mental. Esta iniciativa, que ocorre pela primeira vez, busca mobilizar esforços para o apoio à saúde mental no país, ao mesmo tempo em que destaca a importância da expressão criativa na abordagem dessas questões tão relevantes.

O concurso é aberto a todos os angolanos e residentes no país, independentemente de idade ou gênero. Com o tema central “Saúde Mental: Um Direito de Todos”, o concurso convida os participantes a expressarem suas experiências pessoais e observações sobre a saúde mental através de diferentes formas de arte. As categorias contempladas incluem Poesia, Fotografia, Jornalismo Escrito e Pintura, permitindo que os concorrentes escolham a melhor forma de compartilhar suas visões e sentimentos sobre o tema.

O período de recepção das candidaturas se estende até o dia 6 de setembro de 2024. As inscrições devem ser feitas de forma eletrônica, e cada participante pode submeter uma única obra em uma das categorias disponíveis. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais das áreas de jornalismo, fotografia, literatura e saúde mental.

A premiação dos vencedores acontecerá no dia 10 de outubro de 2024, durante um evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, no Camões – Centro Português de Cooperação, em Luanda. Os vencedores de cada categoria receberão programas de apoio e mentoria, além de certificados, troféus e exemplares de um livro ilustrativo com as criações vencedoras.

Deixa o seu comentário