4 de Março, 2024
Edit Content
Moçambique com aumento de casos de “doenças tropicais negligenciadas”
ÁfricaNotícia

O Ministério da Saúde de Moçambique disse esta terça-feira que o país registou um aumento de casos em quatro das 20 doenças tropicais negligenciadas, prometendo empenho em medidas para a sua prevenção.

O quadro foi divulgado por ocasião do Dia Mundial da Luta contra as Doenças Tropicais Negligenciadas, que se assinalou esta terça-feira.

O diretor do Programa Nacional contra a Malária, Baltazar Candrinho, disse na ocasião que o país tem notificado casos crescentes de lepra, sarna, tinha e tungíase (conhecido por matequenha em Moçambique).

As quatro enfermidades integram a lista de 20 consideradas “doenças tropicais negligenciadas” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para ilustrar a situação preocupante causada por aquelas doenças em Moçambique, aquele responsável avançou que apenas os casos de lepra ultrapassaram 2.700 em 2023.

Baltazar Candrinho afirmou que as autoridades da saúde estão empenhadas na implementação de medidas de prevenção de doenças tropicais negligenciadas, visando travar a proliferação destas patologias no país.

Fonte: J. Observador

Deixa o seu comentário