5 de Março, 2024
Edit Content
Moçambique: Mais de 500 pessoa infectadas por cólera e cinco mortos em menos de uma semana
InternacionalPandemias & SurtosSaúde Pública
De acordo com o mais recente boletim sobre a progressão da doença, elaborado pela direcção nacional de Saúde Pública de Moçambique, e com dados até 7 de Janeiro, registou-se um total de 8.793 casos de cólera, desde 1 de Outubro último, com 25 mortos, mais cinco óbitos face aos dados até 2 de Janeiro, data em que se registavam ainda 8.266 casos.

A taxa de letalidade provocada por este surto subiu, em cinco dias de 0,2% para 0,3%, segundo o documento que identifica pelo menos 26 distritos com casos de cólera activos e um (Mocuba, Zambézia), como de “alto risco”.

A província mais afectada pela actual vaga deste surto de cólera é Nampula, com 2.814 casos e 12 óbitos, seguida de Tete, com 1.853 casos e seis óbitos, avançou a Lusa.

Hoje é o segundo de cinco dias em que decorre em nove distritos de Moçambique, os mais afectados pela doença, uma campanha de vacinação contra a cólera, prevendo chegar a mais de 2,2 milhões de pessoas.

De acordo com informação da Direcção Nacional de Saúde Pública de Moçambique, esta campanha destina-se à população com idade igual ou superior a um ano e será realizada nos distritos de Chiúre e Montepuez (província de Cabo Delgado), Gilé, Gurué e Mocuba (Zambézia), Mágoe, Moatize e Zumbo (Tete) e Maringue (Sofala), refere a mesma fonte. 

Fonte: JA

Deixa o seu comentário