4 de Março, 2024
Edit Content
Namibe ganha duas unidades sanitárias
Assistência MédicaNotícia

A ministra da saúde Sílvia Lutucuta, inaugurou nesta Sexta-feira em Moçâmedes província do Namibe, duas unidades sanitárias, sendo um hospital municipal e um centro de saúde  no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIM). 

O hospital tem capacidade para 110 camas, está localizado  no bairro da Bela Vista (Moçâmedes), e possui serviços de oftalmologia, estomatologia, dois blocos operatórios, salas de cuidados intensivos, raio x, imagiologia, fisioterapia, entre outros serviços ligados a medicina geral, maternidade e pediatria.

Já o centro de saúde, localizado no Inamangando, comuna da Lucira (Moçâmedes), tem capacidade para 40 camas e serviços de medicina geral, pediatria e maternidade.

Para a ministra, as duas unidades vão permitir, aos técnicos de saúde, prestar um serviço mais humanizado aos cidadãos, elevando, para 119, o número de unidades sanitárias disponíveis na província do Namibe.

Referiu que o sector vai continuar a prestar atenção aos cuidados primários, com a implementação de mais unidades de saúde junto das populações. “O nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade aos nossos cidadãos e fazer uma boa gestão dos equipamentos que foram apetrechados, nas diferentes áreas de especialidade”.

Sílvia Lutucuta salientou que o sector aposta também na formação de quadros, em diferentes especialidades, de forma a dar respostas as várias patologias.

Em relação a implementação dos serviços de Hemodiálise na província do Namibe, a governante disse que aguardam pela disponibilidade financeira, para abertura de uma unidade, de modo a evitar a deslocação dos pacientes para as províncias da Huíla e de Benguela.

Fonte: Página oficial do MINSA

Deixa o seu comentário