19 de Abril, 2024
Edit Content
OMS lança CoViNet: uma rede global para coronavírus
InternacionalOMS

A OMS lançou uma nova rede para coronavírus, CoViNet, para facilitar e coordenar conhecimentos e capacidades globais para detecção precoce e precisa, monitorização e avaliação de SARS-CoV-2, MERS-CoV e novos coronavírus de importância para a saúde pública.

A CoViNet expande a rede de laboratórios de referência da OMS para a COVID-19 estabelecida durante os primeiros dias da pandemia. Inicialmente, a rede de laboratórios concentrava-se no SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, mas agora irá abordar uma gama mais ampla de coronavírus, incluindo o MERS-CoV e potenciais novos coronavírus. CoViNet é uma rede de laboratórios globais com experiência em vigilância de coronavírus humano, animal e ambiental.

A rede inclui actualmente 36 laboratórios de 21 países em todas as 6 regiões da OMS .

Os representantes dos laboratórios reuniram-se em Genebra, de 26 a 27 de Março, para finalizar um plano de acção para 2024-2025, para que os Estados-Membros da OMS estejam melhor equipados para a detecção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com o coronavírus.

A reunião CoViNet reúne especialistas globais em saúde humana, animal e ambiental, adotando uma abordagem abrangente de One Health para monitorar e avaliar a evolução e propagação do coronavírus. A colaboração sublinha a importância de uma vigilância reforçada, da capacidade laboratorial, da sequenciação e da integração de dados para informar as políticas da OMS e apoiar a tomada de decisões.

“Os coronavírus demonstraram repetidamente o seu risco epidémico e pandémico. Agradecemos aos nossos parceiros de todo o mundo que estão trabalhando para compreender melhor os coronavírus de alta ameaça, como SARS, MERS e COVID-19, e para detectar novos coronavírus”, disse a Dra. Maria Van Kerkhove, Diretora Interina do Departamento de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS. . “Esta nova rede global para coronavírus garantirá a detecção, monitorização e avaliação atempada de coronavírus de importância para a saúde pública.”

Os dados gerados através dos esforços da CoViNet orientarão o trabalho dos Grupos Técnicos Consultivos sobre Evolução Viral (TAG-VE) e Composição de Vacinas (TAG-CO-VAC) da OMS e outros, garantindo que as políticas e ferramentas de saúde globais se baseiem nas informações científicas mais recentes.

Deixa o seu comentário