23 de Julho, 2024
Edit Content
OS CUIDADOS A TER NA ESCOLHA DOS ÓCULOS DE SOL
Artigos

Os óculos de sol não são todos iguais. Apesar das diferenças mais visíveis estarem no formato, estes produtos apresentam também distinções nas lentes, tonalidades, nível de proteção UV, e muito mais.

É importante recordar que, mais do que apenas um acessório de moda, os óculos de sol são importantes aliados na proteção dos nossos olhos. Ao longo do tempo, o excesso de exposição à luz solar pode provocar condições como pterígio, um aumento da membrana protectora transparente do olho, ou problemas mais graves, como cataratas, e até tipos raros de cancro.

Uma vez que a retina não tem receptores de dor, não conseguimos perceber se estamos a olhar para o sol durante tempo suficiente para sofrer lesões. De facto, muitas pessoas não se apercebem até algumas horas mais tarde ou até no dia seguinte, já que os foto-receptores da retina, mesmo quando totalmente sobrecarregados, podem funcionar durante horas até ficarem incapacitados.

Assim, é não só importante protegermos os nossos olhos da exposição solar, como fundamental escolher os óculos de sol mais adequados à nossa visão. Primeiramente, é importante que proporcionem aos olhos uma máxima proteção UV, devendo ajustar-se às suas necessidades, seja para a prática de atletismo, de desportos aquáticos ou apenas para passeios.

Para muitos, na hora de escolher os óculos de sol, a principal prioridade é uma armação moderna que combine com o formato do rosto. Existem inúmeras opções de armações e lentes, sendo fácil perder de vista o motivo principal para a aquisição de um par de óculos de sol.

Os raios UV estão presentes todos os dias, de manhã até ao anoitecer, seja cacimbo ou no tempo chuvoso, e até mesmo quando o céu está encoberto. Assim, é fundamental verificar se os óculos de sol que utiliza, ou os que pretende comprar, oferecem máxima proteção UV de até 400 nm, devendo para isso consultar sempre um especialista da visão, que atestará se os óculos oferecem proteção suficiente.

Na escolha dos óculos de sol, pode ainda optar pelos polarizados. Os reflexos da luz podem provocar ofuscamento, um efeito desagradável que geralmente ocorre perto de água, em superfícies molhadas ou em estradas. O ofuscamento pode ser muito perigoso, principalmente para motoristas e praticantes de desporto ao ar livre como ciclismo, atletismo ou futebol. Assim, algumas lentes para óculos de sol contêm filtros polarizados que bloqueiam a passagem desta luz reflectida. Ao usar este tipo de óculos de sol, é possível diminuir muito os reflexos incomodativos. Além de melhorarem o conforto visual, os óculos de sol polarizados também podem melhorar a percepção dos contrastes e exibir cores mais vivas, sendo adequados para muitas actividades ao ar livre.

Neste contexto, temos ainda à disposição os óculos de sol espelhados que, além de serem modernos, limitam ainda mais a quantidade de luz que atravessa a lente, sendo, portanto, ideais para a prática de actividades em condições de luminosidade muito intensa.

Para quem pratica desporto ao ar livre, a luz intensa, o vento, a chuva e a poeira podem afectar a visão, pelo que um bom par de óculos de sol de desporto deve ser capaz de proteger os olhos contra estes elementos, reduzir o ofuscamento e melhorar o contraste.

Por fim, não podemos esquecer a importância de proteger os olhos das crianças, cujo cristalino é mais transparente do que o cristalino de um olho adulto, permitindo a penetração da radiação UV. Está demonstrado que cerca de 50% da radiação UV à qual somos expostos até aos 60 anos, atinge os nossos olhos ainda antes dos 20 anos. Os danos provocados por essa radiação são cumulativos, sendo, por isso, muito importante que as crianças usem óculos de sol e protejam os seus olhos desde cedo.

A maioria das opções disponíveis para personalização de óculos de sol para adultos também está disponível para crianças. Os mesmos padrões de proteção UV aplicam-se aos óculos de sol para crianças, pelo que devemos ser criteriosos no momento de escolher as lentes para os mais novos.

José Geraldes: Director Técnico do Centrooptico

Fontes: https://www.zeiss.pt/vision-care/cuidados-e-saude-ocular/desporto-e-lazer/nem-todos-os-oculos-de-sol-sao-iguais.html

https://www.nationalgeographic.pt/ciencia/seus-olhos-sao-muito-vulneraveis-sol-saiba-como-se-proteger_4153

https://www.zeiss.pt/vision-care/cuidados-e-saude-ocular/desporto-e-lazer/nem-todos-os-oculos-de-sol-sao-iguais.html
https://www.nationalgeographic.pt/ciencia/seus-olhos-sao-muito-vulneraveis-sol-saiba-como-se-proteger_4153

Deixa o seu comentário