15 de Junho, 2024
Edit Content
Parteiras tradicionais no Cuito recebem kits de trabalho
Angola

Mais de 30 parteiras tradicionais beneficiaram de igual número de kits de trabalho de parto no município do Cuito, província do Bié, no quadro das estratégias do sector da saúde, para o reforço da assistência médica a gestante e recém-nascidos.
Os kits, compostos por bacias, máscaras, tesouras, linhas, panos, lâminas, sabão, luvas, álcool entre outros, foram adquiridos no âmbito do programa de Combate à Pobreza, da administração municipal do Cuito.
O ato de entrega foi testemunhado pelo administrador municipal adjunto do Cuito para o sector Político Social e das Comunidades, Paulino Jamba Essacalalo, que invocou a necessidade de se fortalecer a relação do sector da saúde com as parteiras e comunidades no geral.
Apelou à importância das parteiras tradicionais no sentido de sensibilizar e mobilizar as mulheres em idade fértil a frequentar as consultas de ginecologia e obstetrícia, assim como pré-natal, visando reduzir doenças e mortes maternas infantis.
Em mensagem, as parteiras tradicionais enalteceram a ação da administração municipal e garantiram trabalhar na melhoria da assistência e na mobilização das mulheres para as consultas de rotina nos serviços de maternidade.
Com uma área territorial de 4 814 quilómetros quadrados, o município do Cuito tem 512 mil 706 habitantes.
O sector da saúde dispõe de 41 unidades sanitárias e uma força de trabalho de mil 101 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar.
Em Outubro do ano passado, 40 parteiras tradicionais, do município de Catabola (Bié), beneficiaram igualmente de kits de trabalho.
Fonte: Angop

Deixa o seu comentário