15 de Junho, 2024
Edit Content
Parto e produtividade debatidos por geocientistas
Saúde feminina

A representante das Mulheres Geocientistas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) disse, esta quarta-feira, em Luanda, que a maternidade e a carreira profissional não deveriam representar um dilema para as mulheres.

Nametso Carr Violet, que falava por videoconferência, na II mesa redonda da Mining eventos, sob o lema “Licença de parto vs. Redução de desempenho”, acrescentou que as mulheres desempenham um papel fundamental na indústria mineira, contribuindo, de forma significativa, para o seu desenvolvimento e sucesso.

Para Nametso Carr Violet, entre as principais pressões profissionais enfrentadas pela mulher na actualidade destaca-se a de provar a sua competência para equilibrar a carreira profissional e a vida pessoal, tornando-se mais complexa após a maternidade.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Mining Eventos, empresa organizadora do evento, explicou que, para que se garanta que as mulheres tenham igualdade de oportunidade e possam conciliar a maternidade com a vida profissional, é fundamental que as empresas adoptem medidas concretas. Sebastião Panzo, que proferiu o discurso de encerramento da actividade, sugere que as empresas mineiras implementem políticas mais abrangentes e flexíveis de licença de maternidade, em colaboração com as associações de mulheres na indústria.

A par disso, sublinhou, é essencial que sejam criados programas de apoio à maternidade, como creches no local de trabalho e horários flexíveis, em alinhamento com as recomendações das associações das mulheres.

Para o responsável, é crucial que se criem grupos de trabalho dedicados à igualdade do género, com a participação activa das associações de mulheres.

Sebastião Panzo propõe, ainda, que as empresas estabeleçam parcerias estratégicas com as associações de mulheres na indústria mineira, de modo a colaborarem na promoção da igualdade do género, partilhar boas práticas e desenvolver iniciativas de empoderamento das mulheres no sector Mineiro.

A mesa-redonda sobre “Licença de parto vs redução de desempenho” teve como objectivo principal promover a reflexão e o debate sobre a importância de equilibrar a maternidade e a produtividade nas empresas mineiras, visando ao bem-estar das mulheres e sucesso das organizações.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário