25 de Março, 2025
Perto de duas mil pessoas diagnosticadas com cancro desde 2022
AngolaNotícia

Mil 955 pessoas, na sua maioria mulheres, foram diagnosticadas, desde 2022, com diversos tipos de cancro a nível do país, pela Fundação Mulheres contra o Cancro da Mama.

Este número consta de um total de mais de nove mil atendidas pela fundação, que procuraram saber do seu estado de saúde, no quadro das medidas preventivas.

Destes casos, quatro foram diagnosticadas com cancro da mama, já em estado terminal, e foram a óbito, e uma com cancro do útero, que segue tratamento.

Esses dados foram avançados, quinta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, pela presidente da Fundação Mulheres contra o Cancro da Mama, Eulália da Rocha Pinto, durante uma palestra de mobilização e sensibilização para a prevenção da doença, no âmbito da jornada “Outubro Rosa”.

Segundo a visão da responsável, a situação do cancro da mama e do útero no país é bastante preocupante, tanto para o Estado angolano e para os seus parceiros, tanto para as ligas, fundações e associações, porquanto têm vitimado muitas vidas humanas.

Apontou Luanda como a província com maior incidência em termos de casos, tendo em conta a sua densidade populacional.

E por conta do elevado número de pacientes, o Instituto Nacional Oncológico tem se apresentado pequeno para responder a  demanda, tendo por isso enaltecido a iniciativa do Estado angolano de construir um novo hospital para albergar mais doentes.

Angop

Deixa o seu comentário