15 de Junho, 2024
Edit Content
Plano de prevenção da cólera no Moxico avaliado em kz 325 milhões
AngolaNotícia

Uma proposta orçamental avaliada em 325 milhões de kwanzas foi apresentada, esta sexta-feira, no Luena, aos membros do Governo provincial do Moxico, para implementação do Plano local de prevenção da cólera.

O referido plano foi apresentado a este órgão colegial durante a primeira sessão extraordinária do Governo do Moxico, pelo director do Gabinete provincial da saúde, Tiago Mário.

Conforme o responsável, que falava à imprensa à margem do evento, o referido valor é para acções de prevenção desta doença, que assola os países vizinhos (República Democrática do Congo e da Zâmbia).

A prevenção, disse, passa pela capacitação dos técnicos de saúde, busca activa de casos e aquisição de meios logísticos para atendimento de pacientes, na eventualidade de se registar casos de contaminação na província.

Reiterou que até ao momento a região continua desprovida de casos de contaminação, reafirmando que as autoridades mantêm o alerta máximo para darem resposta em caso de surgimento da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, recentemente, que em Janeiro houve um aumento “grave dos casos de cólera” em dez países da África Oriental e Austral e alertou para o risco de uma epidemia.

Os países mais afectados são a Zâmbia e o Zimbabwe, enquanto Moçambique, a Tanzânia, a República Democrática do Congo, a Etiópia e a Nigéria registaram surtos activos de cólera, segundo a OMS.

A cólera existe desde o século XIX, e o primeiro caso em África foi notificado em 1970.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário