5 de Março, 2024
Edit Content
Províncias recebem fármacos para distribuição gratuita
Notícia

As direcções provinciais de Saúde estão a ser reforçadas com fármacos para tratamento da malária simples e complicada, informou esta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa.

Segundo o secretário, a Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA) iniciou, no dia 19 do corrente mês, a distribuição dos medicamentos pelas províncias.

Carlos Pinto de Sousa avançou que os fármacos disponíveis servirão para um período de três meses.

“Além dos antimaláricos, também estão a ser distribuídos kits de tubertulostáticos e alguns produtos para saúde reprodutiva aos centros e postos de saúde”, disse.

O secretário enfatizou que estes medicamentos são para distribuição gratuita.

As províncias de Luanda, Uíge, Malanje, Huambo e Namibe já receberam os fármacos, cuja distribuição está inserida no programa do Ministério da Saúde, destinado a reforçar os municípios com equipamentos e meios, no quadro da aproximação dos serviços primários de saúde às comunidades.

A Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA) tem a missão de fazer a selecção, compra, armazenamento e distribuição de medicamentos para todos os hospitais públicos do país.

Ainda hoje, o Depósito Central de Vacinas foi reforçado com uma viatura refrigerada, doação da Toyota Tsusho Corporation.

A arca tem capacidade para 396 litros, pode conservar cem mil doses de vacinas, mesmo estando desligada da corrente eléctrica até 16 horas.

A viatura servirá para o transporte e distribuição de vacinas pelo país.

O sector da Saúde vai formar técnicos para gestão da viatura e da arca fixa de refrigeração de vacinas, bem como o preenchimento rigoroso dos formulários de monitorização das mesmas, para posterior avaliação.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário