15 de Junho, 2024
Edit Content
Saúde Pública em Alerta: Doença rara causa morte de mais de 30 crianças em um mês na Huíla
NotíciaSaúde Pública

Uma doença ainda por identificar ceifou a vida de 36 crianças na aldeia de Caculuvar, município da Chibia, na província da Huíla, desde o início de abril. A informação foi revelada pelo soba-grande da região, Armando Fernando Cavange, que descreveu os sintomas da doença como inflamação abdominal, fortes dores, vômitos com secreções pretas e vestígios de sangue, além de espuma na boca.

Os pacientes estão sendo encaminhados ao centro médico local, mas a maioria chega em estado terminal e alguns nem sequer conseguem chegar ao hospital, falecendo em casa. O soba-grande relata que três de seus netos foram evacuados para o hospital municipal da Chibia há alguns dia, mas não resistiram, sendo que um deles faleceu durante a administração de soro fisiológico. Os outros dois faleceram nesta segunda-feira.

Embora a doença afete principalmente crianças, alguns adultos também foram infectados, mas sem casos fatais até o momento. “A situação é preocupante, pois em uma única residência todos os membros da família podem ser afetados”, alerta Cavange. “Estamos com medo e não sabemos o que fazer. Pedimos que as equipes de saúde se desloquem à nossa localidade para ajudar as demais pessoas afetadas, pois o hospital está lotado.”

O diretor municipal da Saúde, Benjamim Hilifavali, confirmou que as autoridades sanitárias estão cientes da situação e já enviaram uma equipe de vigilância epidemiológica para investigar a causa da doença. Os técnicos estão coletando amostras biológicas que serão analisadas em laboratórios para identificar o agente viral responsável pela doença.

A comunidade de Caculuvar vive em estado de alerta e espera por respostas rápidas das autoridades sanitárias para conter a doença e evitar mais mortes.

Foco Saúde//

Deixa o seu comentário