22 de Julho, 2024
Edit Content
Sílvia Lutucuta saúda profissionais da Saúde
AngolaNotícia

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saudou, esta sexta-feira, os profissionais do sector que dirige, por ocasião do Dia Nacional dos Médicos, que se celebra hoje, em todo o país.
Em mensagem divulgada pelo seu gabinete, Sílvia Lutucuta saúda o espírito de abnegação e resiliência com que, todos e cada um cumprem a missão a que foram obrigados pelo Juramento de Hipócrates.
” Esse espírito tem norteado as reconhecidas competências técnicas e profissionais, com código de valores, relacionando-se com o utente das nossas unidades sanitárias, não apenas no respeitante à doença, mas fazendo de cada caso clínico, um procedimento humanizado”, disse a ministra.
Segundo a responsável, nos últimos cinco anos (2018-2023), o número de profissionais do Serviço Nacional de Saúde cresceu a todos os níveis de prestação de serviços, permitindo o incremento de 40,5% do total da força de trabalho do Sector, 80% dos quais estão colocados nos Municípios, no intuito de fortalecer o primeiro nível de atendimento em saúde, constituído pelos Cuidados Primários de Saúde.
“Fica reiterado o compromisso de continuar a investir no sector de Saúde do país. Não apenas no domínio das Infraestruturas onde o país dotou-se nos últimos 5 anos, de mais Unidades Hospitalares de terceiro nível com equipamento e tecnologias de ponta para um atendimento especializado de excelência, mas também no capital humano, onde já está em implementação um projeto ambicioso de formação de cerca de 38.000 profissionais de saúde das diferentes carreiras dos regimes especial e geral, entre os quais 3 mil médicos até 2027”, concluiu.
Fonte: Jornal de Angola

Deixa o seu comentário