18 de Abril, 2025

Tuberculose: Angola reduz taxa de incidência mas mantém-se entre os 20 países mais afectados

Angola registrou, no ano passado, um total de 89.862 casos de tuberculose, com a faixa etária dos 24 aos 35 anos sendo a mais atingida, representando 26% das infeções. Apesar dos avanços no combate à doença, o país continua entre os 20 mais afetados pela tuberculose a nível mundial, com uma média anual superior a 65 mil novos casos nos últimos cinco anos.

Os dados foram revelados nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, durante o ato central do Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

O governante destacou que a taxa de incidência da doença registou uma redução, passando de 226,6% para 190,4%, o que representa menos 36,2% entre 2023 e 2024, ainda assim, o desafio persiste.

Angola mantém-se entre os países com maior carga da doença no mundo, o que exige uma resposta cada vez mais eficaz.

Para a redução de casos, o governo reforçou o compromisso de mobilizar mais recursos e integrar os serviços de combate à tuberculose nos cuidados primários de saúde, garantindo maior acesso ao tratamento e prevenção.

A tuberculose é uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no país, afetando principalmente grupos vulneráveis e exigindo um esforço conjunto do governo, profissionais de saúde e sociedade para o seu controle e erradicação.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário