19 de Abril, 2024
Edit Content
Uíge regista 19 casos do surto de conjuntivite
AngolaNotíciaPandemias & Surtos

A província do Uíge registou, nos últimos dias, 19 casos do surto de conjuntivite hemorrágica contagiosa, informou esta sexta-feira, a chefe do Departamento Provincial da Saúde Pública, Lindeza Chaves.

Explicou que os casos, já em tratamento, foram diagnosticados em vários bairros da sede da província, um dos quais proveniente do município de Sanza Pombo.

Em função destes registos, Lindeza Chaves disse estar em curso, nos 16 municípios da província, acções de segmento de casos da doença, para se saber o nível de propagação da doença na região

Pelo facto da doença ser rápido contágio, a técnica de saúde aconselha a lavagem dos olhos com água fria, evitar levar as mãos aos olhos e, caso sinta algum sintoma, recorrer ao centro oftalmológico.

Causas e sintomas da conjuntivite

A conjuntivite hemorrágica é uma doença altamente contagiosa, caracterizada por hemorragia subconjuntival, inchaço repentino das pálpebras e congestão, vermelhidão e dor no olho.

As causas da conjuntivite podem ser de diversa ordem, sendo a mais comum a infecção provocada por alguns tipos de agentes patogénicos, sobretudo bactérias, podendo também ser vírus e fungos.

A conjuntivite também pode ser causada por agentes químicos e físicos de ordem diversa, como corpos estranhos, calor intenso, gases irritantes, raios ultravioleta, fumos, entre outros.

Os sintomas iniciais mais frequentes são o lacrimejo, a fotofobia, a sensibilidade à luz e a vermelhidão, explicou, aconselhando a população a procurar um oftalmologista para melhor orientação, sempre que estiver diante deste quadro clínico.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário