30 de Maio, 2024
Edit Content
União Europeia anuncia quatro iniciativas para melhorar sistemas de saúde em África
Internacional

A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira o lançamento de quatro iniciativas para reforçar os sistemas de saúde e proteção social em África, no âmbito do programa Equipa Europa, cuja cooperação bilateral ronda os 250 milhões de euros.

“Hoje, quatro iniciativas da Equipa Europa no domínio da saúde serão lançadas no Evento de Alto Nível sobre a Parceria UE-União Africana no domínio da Saúde Global para um Acesso Equitativo, em Bruxelas”, lê-se no comunicado, que aponta que estas iniciativas “irão reforçar a segurança sanitária, apoiar os institutos de saúde pública em África e promover a saúde digital”.

A primeira iniciativa sobre segurança dos sistemas de saúde pretende “reforçar a prevenção, a preparação e a resposta às ameaças infecciosas e à resistência antimicrobiana nos países africanos”, recebendo um envelope financeiro de 123 milhões de euros do orçamento da UE para o período 2022-2027.

A segunda iniciativa, de apoio aos institutos de saúde pública africanos, pretende reforçar estas entidades e as escolas de saúde pública com um apoio de 50 milhões de euros também até 2027.

“A terceira iniciativa sobre saúde digital apoia os parceiros africanos no reforço dos sistemas de saúde para atingirem cobertura universal de saúde através de soluções digitais, incluindo as relevantes para a preparação e resposta a pandemias”, lê-se no comunicado, que reserva um envelope de 87 milhões de euros do orçamento da UE para o período entre 2024 e 2027.

A quarta iniciativa hoje anunciada reforça os sistemas nacionais de proteção social na África subsaariana através de esforços de colaboração a nível regional.

“A UE está empenhada em reforçar os sistemas nacionais de proteção social na África Subsariana e a sua atual cooperação bilateral está avaliada em cerca de 250 milhões de euros”, conclui-se no documento.

Fonte: Lusa

Deixa o seu comentário