23 de Julho, 2024
Edit Content
Zaire: Autoridades provinciais sob alerta devido aos surtos de cólera e de sarampo na RDC
AngolaNotíciaSaúde Pública

As autoridades sanitárias do Zaire estão em alerta máximo, por causa dos surtos de cólera e de sarampo registados na vizinha República Democrática do Congo (RDC), informou, esta terça-feira, em Mbanza Kongo, o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Bernardo.

“Estamos preocupados com o surgimento de novos casos de cólera, não apenas ao nível do Gabinete Provincial, mas, também, do Ministério da Saúde. Há esta grande preocupação, apesar de que, ainda, não foram registados casos no Baixo Congo, região com que fazemos fronteira. Estamos preocupados, porque a população circula de um lado para outro”, avançou.

João Bernardo disse que a criação de medidas está em curso, para que estas doenças não atinjam a província, sobretudo, as regiões fronteiriças de Mbanza Kongo, Soyo, Nóqui e Kuimba.

“Devemo-nos prevenir, já que em 2017 houve registo de 174 casos de cólera, cuja origem havia sido, também, a RDC. Este ano não queremos que volte a acontecer”, lembrou o responsável, antes de informar que a RDC tem notificados 380 casos, dos quais 43 óbitos.

Quanto ao sarampo, João Bernardo confirmou que o Zaire tem até agora o registo de 84 casos, tendo Mbanza Kongo com 54 e o Soyo com 30. As medidas de bloqueio estão em curso.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário