Edit Content
Falta de higiene pessoal e alimentar aumenta casos de doença diarreica entre crianças
Assistência MédicaNotíciaSaúde Infantil

O Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi atendeu, na semana passada, 198 casos de crianças diagnosticadas com doença diarreica aguda, conforme informou a médica pediatra Amafalta da Silva, na última terça-feira. A especialista destacou a importância da atenção dos pais aos sintomas e à prevenção da doença.

Sintomas e Prevenção

Dra. Amafalta,destacou que doença diarreica aguda é uma síndrome caracterizada pela diminuição da consistência das fezes e aumento no volume de evacuações. Além disso, é comum que a condição seja acompanhada por náuseas, febre e dor abdominal. Ao observar esses sinais em uma criança, é crucial que os pais procurem imediatamente o banco de urgência de um hospital para obter o tratamento adequado.

A pediatra também enfatizou a importância da higiene e da prevenção para evitar a propagação da doença. “É necessário que os pais mantenham a higiene dos filhos e que estes lavem as mãos sempre antes e depois da utilização das casas de banho. Os menores devem, também, beber água tratada e cuidar bem da alimentação,” orientou Amafalta da Silva.

Atendimentos no Hospital

Além dos casos de doença diarreica aguda, o Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi atendeu, no mesmo período 5.789 pacientes com diversas patologias. O volume de atendimentos reflete a necessidade contínua de cuidados de saúde na comunidade e a importância da conscientização sobre práticas preventivas para reduzir o risco de doenças.

A situação ressalta a relevância dos serviços de saúde e da educação em saúde para a prevenção de doenças como a diarreia aguda, que podem ter um impacto significativo na saúde infantil. A orientação para que as famílias adotem medidas simples de higiene pode fazer uma grande diferença na proteção das crianças contra essa e outras condições de saúde.

Deixa o seu comentário