Começará início hoje, em Luanda, uma capacitação intensiva em neurofisiologia clínica e neurociências com o professor Fernando Cendes, uma das maiores autoridades mundiais em epilepsia.
A formação, que decorre até o dia 13 de Julho, integra o Programa Nacional de Neurofisiologia Clínica, promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio do Banco Mundial e da Unidade de Investigação em Neurociências (UIP).
A formação visa reforçar as capacidades técnicas e científicas dos profissionais de saúde nas áreas de diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas. Serão beneficiados médicos internos, especialistas e outros profissionais de saúde pública, com aulas teóricas e práticas conduzidas por Fernando Cendes em vários hospitais de referência, nomeadamente: Josina Machel, Bispo Emílio de Carvalho, Cardeal Dom Alexandre do Nascimento e Geral do Bengo.
Com sessões em regime pós-laboral e on-job, o modelo da capacitação foi pensado para permitir maior participação dos profissionais que já se encontram em serviço activo.
Além das sessões clínicas e dos workshops técnicos, o professor Cendes também participará de encontros estratégicos com gestores de saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e contribuindo para a qualificação contínua dos recursos humanos na área das neurociências.
Actualmente, Fernando Cendes é editor-chefe da revista Epilepsia – o mais importante periódico científico internacional sobre epilepsia –, e professor titular de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Brasil.