A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, alertou para o crescente desafio de saúde pública em Angola devido ao aumento das doenças crónicas não transmissíveis, especialmente o cancro. Enfatizou a importância da prevenção e deteção precocemente para controlar o cancro da mama e da próstata.
Esperança da Costa destacou a deteção precoce do cancro da mama como fundamental para garantir a sobrevivência das mulheres afetadas. Ela sublinhou a importância da divulgação dos sinais e sintomas iniciais e a realização de exames como a mamografia, o exame clínico da mama e o autoexame.
No caso do cancro da próstata, a Vice-Presidente enfatizou a necessidade de promover e incentivar os homens a procurarem serviços de saúde para rastreios periódicos. A deteção precoce pode aumentar significativamente as chances de cura.
Esperança da Costa enfatizou que 1/3 de todos os cancros podem ser prevenidos. A prevenção é a melhor estratégia a longo prazo e apresenta a melhor relação custo-benefício para o controlo da doença.