O Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento alcançou a marca de mais de duas mil cirurgias realizadas em três anos de funcionamento. O feito foi destacado durante as III Jornadas Científicas da unidade hospitalar, que decorrem sob o tema “Abordagem Integrada e Multidisciplinar na Assistência em Saúde”. No total, foram realizadas 2.202 cirurgias de alta complexidade, das quais 812 foram procedimentos cardíacos e 615 foram cirurgias neurológicas.
Presidindo o evento, o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Leonardo Inocêncio, destacou que além das cirurgias, o hospital realizou 1.700 procedimentos invasivos, como colocação de marca-passos e broncoscopias, e mais de 876 mil exames de diagnóstico e terapias complementares. Foram também atendidos 80 mil pacientes em consultas de especialidade.
Pioneirismo em tecnologia e formação de especialistas
A unidade hospitalar foi pioneira no país na realização de cirurgias robóticas e telecirurgias, com o apoio do prestigiado Dr. Patel. Após o sucesso de oito cirurgias realizadas com essa tecnologia, o hospital deu início à formação de uma equipa médica angolana especializada, em colaboração com instituições dos Estados Unidos e China.
Além disso, a unidade investiu na criação de programas de capacitação em áreas como Fisioterapia, Psicologia, Administração Hospitalar, Enfermagem Especializada e Laboratórios, fortalecendo seu papel como hospital-escola.
Jornadas Científicas destacam avanços
Durante o evento, foram debatidos temas importantes, como o “Programa Day Service de Cirurgias Cardíacas”, os “Avanços na Gestão Multidisciplinar das Cardiopatias Congénitas”, e o impacto das atualizações constantes no tratamento de pacientes. Especialistas também discutiram a importância dos diagnósticos laboratoriais na tomada de decisões clínicas e os benefícios de colaborações internacionais, como com a organização Healing Little Hearts.