A Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, apresentou ao Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB) um ambicioso projeto para criar infraestrutura e serviços de pesquisa, rastreamento do HPV (Vírus do Papiloma Humano), diagnóstico e tratamento do câncer cervical no país.
A iniciativa foi liderada pela Dra. Maria Madalena Chimpolo, geneticista e decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila. A mesma representou Angola no 30º encontro do Conselho de Governadores do ICGEB, realizado em Trieste, Itália, de 22 a 23 de Maio.
Em declaração ao Jornal de Angol, a biomédica espera que o projeto da Universidade Katyavala Bwila seja bem recebido pelo ICGEB e receba o apoio necessário para sua implementação. Ela acredita que a iniciativa terá um impacto significativo na redução da incidência e mortalidade por câncer cervical em Angola.
A Dra. Chimpolo propôs a realização de uma reunião online com o ICGEB para discutir em detalhes o projeto e definir os próximos passos. Ela acredita que a colaboração entre a universidade e o centro internacional de pesquisa será fundamental para o sucesso da iniciativa.
O 30º encontro do Conselho de Governadores do ICGEB defendeu o fortalecimento das capacidades científicas em África e em outros países em desenvolvimento. A Dra. Chimpolo destaca o compromisso da Universidade Katyavala Bwila com esse objetivo e a busca por parcerias internacionais para promover o avanço da pesquisa e da aplicação da genômica no tratamento do câncer.
Foco Saúde//