Angola e Portugal avaliaram, nesta quinta-feira, os avanços na implementação do acordo de cooperação bilateral assinado em fevereiro deste ano, com foco na formação especializada de quadros do sector da saúde.
A reunião decorreu no âmbito da visita da Unidade de Implementação do Projecto (UIP) de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial, que se encontra em Lisboa para acompanhar o progresso do programa.
De acordo com um comunicado de imprensa, o acordo prevê a formação especializada e pós-graduada de 630 profissionais de saúde angolanos até 2028, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica. O investimento tem como objectivo fortalecer o Sistema Nacional de Saúde, com ênfase no primeiro nível de atenção e na promoção da cobertura universal de saúde.
Desde o início do programa, 140 profissionais angolanos já se encontram em missão formativa em Portugal. Desses, 117 são médicos a frequentar a formação especializada em Medicina Geral e Familiar.
Durante a reunião, as delegações dos dois países discutiram:
- O estado atual de execução do programa;
- A fase de conclusão da formação dos primeiros quadros, com o regresso previsto a Angola nos dias 1 e 2 de agosto;
- O plano de reintegração destes profissionais no sistema de saúde nacional;
- O processo de exames finais e emissão de certificados;
- E as perspectivas da nova fase, que contempla a chegada de mais profissionais angolanos a Portugal para dar continuidade ao plano formativo.
Fonte: JA