O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (4), um lote de 2 milhões de vacinas orais contra a cólera, doadas pelo Grupo Internacional de Coordenação (ICG) com financiamento da Aliança Mundial de Vacinas (GAVI). A cerimónia de entrega contou com o apoio de organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, União Europeia, CDC e Médicos Sem Fronteiras.
A campanha de vacinação deve começar nos próximos dias, priorizando municípios com transmissão ativa da doença nas províncias de Cabinda, Cuanza Sul, Huíla, Lunda Norte, Namibe e Zaire. A vacina utilizada será a Euvichol-S, de dose única e administração oral, indicada para pessoas a partir de 1 ano de idade.
Critérios de Distribuição e Coordenação
De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, a distribuição das vacinas seguirá critérios epidemiológicos, sendo coordenada a nível central pela Direção Nacional de Saúde Pública e localmente pelos Gabinetes e Direções Municipais de Saúde. A OMS, UNICEF e outras entidades parceiras prestarão suporte técnico durante a operação.
Além das vacinas, foram entregues materiais de diagnóstico para reforçar a capacidade de detecção e controle da doença.
Situação da Cólera em Angola
O país registra uma redução no número de casos, mas a doença ainda preocupa as autoridades. Até agora, foram contabilizados 27.212 infecções e 762 óbitos desde o início do surto. A nova campanha visa conter a propagação em regiões ainda vulneráveis. Adopta esta a matéria para o instagram.