O Centrooptico aderiu, nesta quinta-feira, 10 de Julho, ao Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma voluntária de liderança que promove o desenvolvimento, implementação e divulgação de práticas empresariais responsáveis em todo o mundo. Com esta decisão, a rede óptica angolana junta-se a mais de 60 organizações nacionais e milhares de empresas internacionais comprometidas com ações que visam a construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
O Pacto Global é um apelo global às empresas para alinharem as suas operações e estratégias com os Dez Princípios Universalmente Aceites nas áreas dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além de contribuírem activamente para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que damos este passo e nos juntamos às maiores empresas mundiais no compromisso com os ODS e com os 10 princípios das Nações Unidas”, afirmou Susana Ferreira, directora de Marketing e Comunicação do Centrooptico.
“Pretendemos criar confiança e transparência, partilhando publicamente os nossos compromissos e reportando o nosso progresso através da maior plataforma de líderes de sustentabilidade corporativa”, acrescentou.

Além da adesão ao pacto, o Centrooptico tem reforçado nos últimos anos o seu envolvimento em ações concretas de responsabilidade social e saúde comunitária. Desde 2018, a empresa realizou mais de 39.000 rastreios visuais gratuitos, doou produtos e serviços no valor de mais de 150 milhões de kwanzas, e promoveu mais de 2.500 horas de voluntariado.
A integração ao Pacto Global permitirá estabelecer conexões estratégicas com redes locais e globais, contribuindo de forma activa para um futuro mais saudável e sustentável para as comunidades onde actua.
Lançado em 2000, o Pacto Global é actualmente a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 20 mil empresas aderentes em mais de 160 países.