Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), ex-Makarenko, foi o local do lançamento do programa social “Meu absorvente menstrual”. A iniciativa, liderada pelo coordenador-geral e Vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel António Gonçalves, visa a proporcionar acesso gratuito a pensos menstruais para mais de 30 mil meninas, bem como, consciencializar sobre a saúde menstrual, promover os direitos humanos e fortalecer a inclusão social de meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com a presença de Manuel Homem, Governador Provincial de Luanda cessante. “Meu Absorvente Menstrual” surge como uma resposta às desigualdades enfrentadas por meninas e adolescentes que não têm acesso adequado a produtos menstruais e informações sobre saúde. O programa não apenas foca na disponibilização de absorventes, mas também busca educar e desmistificar temas ligados à saúde menstrual, contribuindo para a redução do estigma e barreiras que impactam a vida das jovens.
O lançamento do programa “Meu absorvente menstrual” marca um passo para a inclusão e para o desenvolvimento de políticas de apoio à saúde e educação, contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.