Cem ambulâncias totalmente equipadas serão atribuídas, até ao mês de Março, ao Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), para a melhoria dos seus serviços, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, a ministra Sílvia Lutucuta.
A titular do sector da Saúde falava na Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA), no final de uma cerimónia de entrega de oito ambulâncias, destinadas ao reforço das acções do INEMA.
Segundo a governante, as ambulâncias, equipadas de suporte avançado, têm como finalidade suprir as necessidades do INEMA nas 18 províncias do país.
Sílvia Lutucuta revelou a existência de um programa de aquisição de mais ambulâncias, para apoiar os trabalhos dos gabinetes municipais e de supervisão, fundamentalmente dos programas de saúde pública.
O INEMA foi criado pelo Decreto 40/09 de 21 de Agosto, para garantir a assistência médica pré-hospitalar e a evacuação assistida de pessoas atingidas por doença súbita ou em perigo iminente de vida.
O mesmo tem a sua sede em Luanda e exerce a sua actividade em todo o território nacional, através de serviços provinciais.
Fonte: Angop