A saúde mental vem sido abordada com muita ênfase nos últimos anos, em especial no mês de setembro em que é marcado pela prevenção do suicídio, durante este período, é importante refletir sobre a saúde mental não apenas das pessoas que são afetadas, mas acima de tudo quem está ao seu redor oferecendo apoio e cuidado.
Vale ressaltar que é de extrema importância abordar sobre a prevenção e reforço aos cuidados da saúde mental, porque assim como as doenças físicas as doenças mentais não são uma escolha, as pessoas não escolhem ficar doentes as elas são acometidas por doenças tanto físicas como mentais. Principalmente em sociedades em desenvolvimento como a nossa, em que a saúde mental ocupa um espaço ínfimo, por factores culturais, falta de conhecimento, crenças limitantes, dentre outros.
É de suma importância olhar a saúde mental com olhar de “Ver”, entender a importância da prevenção e acima de tudo do respeito, empatia, sem julgar, criticar ou rotular a pessoa acometida por qualquer doença mental pois todo ser humano é susceptível de desenvolver uma doença mental.
Relacionado aos ambientes laborais, uma síndrome vem ganhando destaque é a Síndrome de Burnout em que as pessoas têm muita informação sobre a mesma e pouquíssimo conhecimento por normalizar os sintomas que vão surgindo com o esgotamento mental ligado a períodos estressantes de trabalho, alta demanda de serviço, poucos colaboradores, pressão excessiva, ligações diárias dentre outros fatores.
Você já ouviu falar sobre Síndrome de Burnout ou também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”? Que tal conhecer e refletir sobre os seus danos à saúde mental e física?
A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão externa, sempre relacionada ao trabalho. Essa condição afecta quase todas as facetas da vida do indivíduo.
É importante salientar que a Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que envolve saúde mental do indivíduo, mas que a longo prazo podem surgir sintomas físicos.
Em ambientes laborais nos dias atuais em que as exigências são cada vez mais altas e o nível de competitividade entre os colaboradores é cada vez maior, o trabalho em equipa na prática quase não funciona, o que leva o colaborador com muita frequência, ignorar todos os sinais e sintomas do esgotamento laboral acreditando que parar para descansar é um sinal de fraqueza, de falta de responsabilidade ou de comprometimento com o trabalho.
Relacionado a entidade empregadora a prevenção para a Síndrome de Burnout passa por garantir um ambiente profissional saudável e seguro aos colaboradores. Condutas simples como promover a conscientização da saúde mental para que sejam identificados de forma precoce factores de risco e prevenir o surgimento do esgotamento mental.
A clínica Centrovita reconhecida pelo seu trabalho de excelência no tratamento de doenças físicas e mentais, conscientes de que é importante abordar temas relacionados à doença mental em qualquer altura do ano, porém enfatizando a importância da reflexão sobre a prevenção a saúde mental nesta altura em que em diversas partes do mundo estão debruçados sobre o mesmo tema, que é de extrema importância para a qualidade de vida do ser humano.