Nesta terça-feira, 22 de outubro, Angola deu início à sua primeira telecirurgia robótica para tratar pacientes com cancro da próstata. O procedimento ocorreu no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, conectando dois robôs em centros remotos. A iniciativa foi conduzida por uma equipa médica norte-americana liderada pelo Professor Vipul Patel, especialista em Cirurgia Robótica Oncourológica.
Este marco faz parte do Programa de Implementação de Cirurgia Robótica, que começou em agosto de 2024, e tem como objetivo transferir competências médicas para profissionais locais ao longo dos próximos cinco anos. O programa inclui a realização de cirurgias em pacientes diagnosticados com cancro da próstata durante uma campanha de rastreio realizada entre julho e agosto deste ano.
Com este procedimento, Angola se torna o primeiro país africano a realizar uma telecirurgia robótica, sinalizando um avanço importante no uso de tecnologias de ponta no sector da saúde do país.