O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, está prestes a realizar um marco histórico na medicina angolana com a primeira cirurgia robótica no país, prevista para ocorrer hoje, terça feira. A instalação do Robot Cirúrgico foi concluída ontem, testemunhada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o Diretor do Hospital, Carlos Alberto Masseca, e uma equipe de médicos cirurgiões estrangeiros e angolanos.
A preparação para a primeira cirurgia robótica foi precedida por uma campanha massiva de rastreio do câncer de próstata, organizada pelo Ministério da Saúde (MINSA), para identificar pacientes elegíveis para a nova tecnologia. A ministra enfatizou a importância do diagnóstico precoce: “Pacientes com câncro de próstata, que serão os primeiros a serem submetidos à intervenção cirúrgica robótica, se diagnosticados precocemente, podem ser curados.”
O processo de implementação da cirurgia robótica está sendo liderado pelo urologista oncológico Vitul Patel e sua equipe da empresa americana AdvantHealth. Além disso, cerca de 15 profissionais angolanos, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, equipe de esterilização e telecomunicações, foram treinados para operar os novos equipamentos.
A cirurgia robótica é uma cirurgia minimamente evasiva, é menos dolorosa, o paciente pode recuperar muito mais rápido que a cirurgia convencional e tem menos perda de sangue.
Foco Saúde//