23 de Julho, 2024
Edit Content
Dia mundial da Hipertensão Arterial – Um problema de Saúde Pública
Efeméride

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é um problema de saúde pública de grande escala que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 3 adultos no mundo sofre de hipertensão, o que representa cerca de 1,3 bilhão de pessoas, quase metade dos indivíduos hipertensos desconhecem sua condição, dificultando o controle e tratamento adequados, mais de 3 quartos dos adultos com hipertensão residem em países de baixa e média renda.

Em Angola, estima-se que 35% da população adulta sofra de hipertensão arterial, um número preocupante que coloca o país entre os com maior prevalência da doença em África.

Fatores como hábitos alimentares inadequados, consumo excessivo de sal, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar contribuem para o aumento da hipertensão.

A hipertensão, apesar de ser uma doença crônica, pode ser controlada com medidas simples como, medição da pressão arterial regularmente, adoção de uma dieta saudável, pratica de atividade física regularmente, evitar o uso de tabaco, gerenciamento do estresse.

A hipertensão é uma doença séria, mas controlável. Ao se tomar medidas para controlar a pressão arterial, se pode reduzir o risco de doenças cardíacas, AVC, doenças renais e outros problemas de saúde.

Foco Saúde//

Deixa o seu comentário