4 de Julho, 2024
Edit Content
Hospital Geral de Benguela realiza com sucesso primeira cirurgia de Prótese da Anca
Assistência MédicaCirurgiaNotícia

Em um dia histórico para a medicina da província de Benguela, a equipe de Ortopedia do Hospital Geral de Benguela (HGB), em parceria com a RF Medical Angola, realizou com sucesso a primeira cirurgia de Prótese da Anca ou Artroplastia da Anca, segundo fez saber a ANGOP este domingo.

O procedimento, realizado em uma paciente adulta de 42 anos que sofria de uma fratura subcapital do fêmur há mais de três meses, foi concluído em apenas 30 minutos e considerado um grande sucesso. Mais de 14 profissionais da equipe de Ortopedia do HGB e outros médicos da RF Medical participaram da cirurgia.

De acordo com os médicos, a paciente encontra-se estável clinicamente e se recupera em uma enfermaria do hospital. O sucesso dessa cirurgia abre um novo capítulo para a ortopedia na região, com o Hospital Geral de Benguela se preparando para iniciar, em breve, um projeto de cirurgias ortopédicas para a inserção de próteses parciais da anca, priorizando pacientes idosos.

Em declaração a ANGOP, o diretor do HGB, Divane Marcolino, comemora o feito e destaca que as próteses parciais da anca podem melhorar significativamente a qualidade de vida de pacientes idosos, com mais de 60 anos, por até cinco a dez anos.

Divane Marcolino também anunciou que, gradativamente, o Hospital Geral de Benguela passará a realizar cirurgias com próteses totais em pacientes em idade ativa. Segundo o diretor, essa decisão se baseia na maior durabilidade das próteses totais e na importância de manter esse grupo populacional produtivo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O investimento em cirurgias de Prótese da Anca representa um marco importante para a saúde da população de Benguela, oferecendo novas opções de tratamento para pacientes que sofrem com doenças articulares e melhorando sua qualidade de vida.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário