23 de Julho, 2024
Edit Content
Hospital Geral do Moxico realiza primeiras cirurgias de lábio leporino
AngolaAssistência Médica

O Hospital Geral do Moxico (HGM) realizará, na próxima sexta-feira (8), a primeira campanha de cirurgia de lábio leporino, com abrangência de cerca de 30 crianças.

A referida campanha decorrerá de 8 a 15 do mês corrente, numa das salas operatórias daquela unidade sanitária, a maior de referência da província, num processo a ser assegurado por quatro médicos.

De acordo com o director daquela unidade sanitária, Zadoque Miza, que falava à ANGOP, até ao momento já foram cadastradas 21 crianças, e submetidas aos exames pré-operatórios, prevendo que o número de candidaturas poderá aumentar para o preenchimento das 30 vagas disponíveis nesta primeira fase.

Neste sentido, apelou às famílias a encaminharem que crianças que padecem com este problema ao Hospital, para serem submetidas à cirurgia, acrescentando que após essa fase, decorrerão outras campanhas nesta especialidade.
“ A ideia é continuarmos a registar maior número de crianças possíveis, porque os serviços de maxi-facial já funcionam no nosso Hospital então temos de resolver este problema”, disse.

Esta é a segunda campanha inédita realizada no Hospital Geral do Moxico, no corrente ano, após em Abril último ter realizado as primeiras cirurgias em fístula obstétrica, com a operação de 25 mulheres que sofriam com esta doença.
Aquela campanha tinha contado com a envolvência de 30 profissionais de saúde provenientes da capital do país (Luanda) e da província do Huambo.

Reinaugurado em 2015, o Hospital Geral do Moxico é a maior unidade sanitária da província, possuindo mais de 150 camas e atende em média 400 pacientes diariamente.

Actualmente, o HGM conta com mais 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico terapêutico.

Deixa o seu comentário