O Ministério da Saúde, no âmbito do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal da Saúde em Angola, realizou, ontem, os exames de admissão para os cursos de especialização em Enfermagem. Esta iniciativa visa reforçar a capacitação dos profissionais do sector da saúde em todo o país.
De acordo com o porta-voz dos Cursos de Especialização em Enfermagem, Adão Chimuanji, foram selecionados 4.933 candidatos provenientes de diversas províncias, incluindo Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda e Lunda-Sul.
Com financiamento do Banco Mundial, o MINSA desenvolveu um plano emergencial de formação no sector da saúde, que se estende até 2028. Este plano pretende especializar e capacitar 38 mil profissionais em diversas carreiras, com o objetivo de garantir que 80% das formações ocorram em Angola.
Especialidades Disponíveis
Os candidatos estão a concorrer para as seguintes especialidades:
- Emergência e Trauma
- Cuidados Intensivos
- Médico-Cirúrgica
- Anestesiologia e Reanimação
- Puericultura e Pediatria
- Saúde Materna e Neonatal
- Saúde Comunitária
- Nefrologia
- Dermatologia com ênfase em Feridas
- Enfermagem Oncológica
- Infecciologia
Cronograma do Processo
O processo de candidatura aos cursos iniciou em Novembro deste ano. A seleção e publicação da lista dos candidatos apurados decorreram entre 9 e 15 de Dezembro. A realização dos exames, correcção e divulgação dos resultados preliminares decorrem entre os dias 26 e 30 de Dezembro. O resultado final será publicado a 6 de Janeiro de 2024, com o início das aulas marcado para 20 de Janeiro.
Fonte: JA