Nesta terça-feira (23/04), as ministras da saúde, Sílvia Lutucuta, e do Brasil, Nísia Trindade, assinaram em Brasília o acordo para o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, em Brasília.
A iniciativa, que se estenderá até 2027, tem como objetivo capacitar 38 mil angolanos em diversas áreas da saúde, desde nível técnico até superior.
Fortalecer o sistema de saúde nacional, o programa busca elevar a capacidade técnica e profissional dos profissionais de saúde angolanos, fortalecendo o sistema público de saúde do país.
Modalidades de ensino: A formação será oferecida em diversas modalidades, incluindo:
Fellowship (nos moldes de residência médica)
- Doutorado
- Mestrado
- Especialização
- Aperfeiçoamento
- Estágio complementar
- Cursos de capacitação
- Rodízio
- Ead (Ensino à Distância)
As vagas serão disponibilizadas por 28 instituições de ensino públicas brasileiras. Até o momento, mais de 200 profissionais angolanos já estão participando dos programas.
O programa é fruto da cooperação técnica e educacional entre os dois países, e representa um passo importante para o fortalecimento das relações bilaterais.
O Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola abre um novo capítulo na cooperação entre os dois países, com o potencial de transformar a realidade da saúde pública em Angola.
Foco Saúde//